11 5041-8903 | comercial@axonweb.com.br

Dúvidas sobre Condutor de Entulhos

Dúvidas e perguntas sobre Condutor de Entulho TECTUBO:

1. O que é o condutor de entulho?

R: O condutor de entulho TECTUBO utiliza a gravidade para levar rapidamente o entulho gerado na obra até a caçamba, dispensando o uso de elevadores de carga, diminuindo o consumo de energia elétrica e horas extras para limpeza, aumentando a produtividade.

2. Por que esse condutor de entulho é melhor que os outros?

R: Em primeiro lugar por ser o original, desenvolvido ao longo de mais de 16 anos em canteiros de obra. Além disso, dispõem de exclusivo sistema de alinhamento vertical (Patente Requerida), que faz com que o condutor de entulho trabalhe sempre aprumado. São os únicos com anel metálico na parte inferior, tanto nos tubos quanto nas "bocas". Esse anel metálico reforça o duto e inibe que este tenha a tendência natural de "rasgar" de baixo para cima (já que são cônicos), justamente na região em que é mais solicitado o esforço.

3. Qual a altura máxima para escoamento do entulho através do TECTUBO?

R: Não existe limite de altura para o escoamento. A cada 6 metros, ou seja, a cada 2 andares da construção, o TECTUBO é preso através de estruturas de apoio (EA), que são fixadas na construção, permitindo assim a total segurança e alinhamento vertical do sistema.

4. Qual é o material dos coletores de entulho?

R: Os tubos são fabricados em polietileno aditivado virgem com tratamento térmico especial, que os torna extremamente maleáveis e com capacidade de absorção de choques, diferente dos tubos existentes, que são mais duros e "secos" e quebram com facilidade.

5. Quantas obras duram os condutores de entulho?

R: A durabilidade do condutor de entulho depende da forma como é utilizado. Recomenda-se que não sejam jogados sacos de cimento, ferragem, pedaços de madeira, mantas de impermeabilização e outros materiais que possam vir a danificar as peças. Utilizado de forma correta, ele pode durar muitas obras, com incidência de quebras em torno de 5%.

6. Como faço para regular a altura do duto para entulho em minha obra?

R: Os tubos são cônicos e possuem correntes com ganchos na parte superior. A regulagem se dá colocando esses ganchos num determinado elo do tubo que está acima, permitindo o ajuste para cada situação, de forma telescópica.

7. Quantas peças são necessárias para montar o condutor de entulho?

R: Em prédios com até 3,00 m de laje a laje, utilizam-se uma peça com "boca" (PC) e dois tubos retos (PS) por pavimento; além disso, a cada 2 pavimentos coloca-se uma estrutura de apoio (EA) para sustentar os tubos e "bocas" ao prédio.

8. Qual é a espessura do duto de entulho?

R: Os dutos têm espessura média de parede de 6mm, a maior do mercado.

9. Posso fixar o duto para entulho em qualquer situação?

R: Pode. O nosso corpo técnico viabiliza e fabrica qualquer EA de acordo com a sua necessidade na obra.

10. Posso fazer curvas com o duto de entulho?

R: Sim e não. O duto de entulho deve ser instalado no prumo e utilizado dessa forma, para permitir que, durante a queda, o entulho toque em toda a superfície dos tubos igualmente. Se houver um desalinhamento, o entulho vai bater apenas em uma parte do tubo e, por ser extremamente abrasivo, vai desgastar a parede da peça, diminuindo sua espessura e levando à quebra da mesma prematuramente. Para prédios com mais de 10 andares, recomendamos fazer um desvio com uma "bica de madeira"; para prédios até 10 andares recomendamos utilizar o reforço de curvas (RC) nas peças que estejam fora de prumo, próximas à caçamba.

11. Os tubos plásticos são presos com algum tipo de presilhas?

R: Sim. Os tubos são confeccionados em formato cônico de forma que possibilite o ENCAIXE sendo que cada peça possui 2 ganchos na extremidade superior das correntes.

12. Posso fixar os coletores de entulho com pregos?

R: Não. O condutor de entulho está dimensionado para ser fixado junto ao prédio com as estruturas de apoio (EA). Nos andares em que não são utilizadas EA recomendamos fixar condutor com arames para evitar que o vento desalinhe o duto de entulho e facilite o despejo do entulho nas "bocas", mas sem pregos.

13. Preciso de alguma peça especial na parte superior do duto de entulho?

R: Não. Como a "boca" encontra-se na parte superior e não no meio do tubo, a peça superior não se faz necessária, tornando o condutor de entulho ainda mais econômico.

14. A que altura deve ficar a última peça em relação ao chão?

R: Recomendamos que exista uma altura livre de 1,80m do chão para evitar que se forme um "cone" de entulho, evitando entupimentos do condutor.

15. É caro esse sistema?

R: É a melhor relação custo/benefício do mercado. O investimento que se faz para adquirir o duto para entulho compensa, com folga, opções como "bica de madeira", elevadores e monta-cargas, horas extras para limpeza da obra, energia elétrica, aluguel, e outras; além disso, para fazer a montagem de um prédio com 15 pavimentos não se demora mais de 3 horas para a instalação.

16. A Axon dá garantia dos coletores de entulho?

R: Somos os únicos que oferecem garantia de reposição em caso de eventual quebra na 1ª instalação, independentemente do tempo em que esteja no canteiro de obra.

17. Qual é o prazo de entrega do duto de entulho?

R: É rápido. Normalmente, para um prédio de 15 pavimentos, fabricamos as peças em até três dias da confirmação do pedido.

18. Posso comprar o condutor de entulho em qualquer cor?

R: Sim. Normalmente são fabricados na cor azul (que dá um melhor contraste na obra e realça a organização da mesma), mas podemos fabricá-los em qualquer cor, mediante quantidade mínima de peças.